Buscar
  • Luiz Fernando Quintanilha

Pós Doutorado no Japão 🎌

Depois do último post, muita gente me perguntou sobre meu pós doutorado no Japão. Vou fazer um post específico sobre o que é um pós doutorado em breve.


Mas, agora, vou falar sobre como fui parar lá.


No meu caso, e isso varia bastante, foi uma busca bastante individual. Não tínhamos parceria com ninguém no Japão, entretanto no fim do meu doutoramento eu resolvi (do nada) mandar um e-mail agradecendo o impacto que dois pesquisadores tiveram na minha formação, um Professor do Japão e outro da Escócia.

Achei que não ia ter resposta, mas ambos me responderam. O escocês (Dr. Stuart Forbes) viria ao Brasil naquele ano e ficamos de conversar ele, minha chefe e eu. E o japonês (Dr. Isao Sakaida) me colocou para falar com seu braço direito (Dr. Taro Takami). E começamos a falar sobre ciência.


Um belo dia, depois de várias semanas de trocas de e-mails, ele me chamou para passar seis meses desenvolvendo uma pesquisa lá. Hesitei na hora, mas minha mãe científica@rcsgoldenberg01 não me deixou declinar e me deu todas as condições de ir: financeira e psicologicamente. Agradeço até hoje a ela por isso.


Acabei dando sorte. Dois meses depois que eu cheguei, meu chefe virou reitor da Universidade e me deu todas as condições de trabalho. Não só ele, mas toda a equipe. E trabalhei pesado, viu? As vezes eu chegava lá de madrugada e sempre tinha um colega trabalhando, era impressionante. Aprendi muito com eles em relação a Trabalho, Respeito, Educação, Pontualidade... E o trabalho duro deu resultado. Confiram aí nas fotos!


Após dois anos, eu recebi a proposta de ficar lá permanentemente. Cogitei fazê-lo. Estava feliz demais lá, maaaas meu afilhado tinha nascido, sabia que meus amigos e familiares não poderiam me visitar com facilidade, os jogos do Flamengo passavam de madrugada e não tinha carnaval...Resolvi voltar 😅


A despedida foi linda. Postarei sobre a minha vida lá em breve.


Resumindo, foi uma experiência sensacional! E mostra que a gente pode ser feliz em qualquer lugar deste mundo!


E, uma dica, se puderem, visitem o Japão. Não vão se arrepender! Esqueçam Europa e EUA! 😌





#posdoutorado

#japan

#japão

#japaneselife

#motivacao

#stemcells




#Fatos #Campus #História

2 visualizações
 
  • Instagram
  • YouTube

©2019 por Quintanilha Educação